Repetição e rotina também promove aprendizagem
- Bruna Biagi França - Psicóloga - CRP 06/102708
- 3 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
A criança é um sujeito que está se inscrevendo na cultura e, portanto, é essencial o estabelecimento de uma rotina, ainda que repetitiva num primeiro momento, mas que promoverá a construção de aspectos fundamentais de tempo e espaço.
Considera-se importante, pensando na inscrição destes aspectos no psiquismo da criança, que sejam trabalhados também o ambiente no qual ela se encontra, contextualizando o tempo e o clima e como a criança se sente naquele dia física e psiquicamente.

É também essencial que seja reservado um tempo para o professor anunciar o fim da aula, preparando a criança para a despedida e inscrevendo nela aspectos fundamentais de tempo que acaba, independentemente do desejoA criança é um sujeito que está se inscrevendo na cultura e, portanto, é essencial o estabelecimento de uma rotina, ainda que repetitiva num primeiro momento, mas que promoverá a construção de aspectos fundamentais de tempo e espaço. Há aspectos do tempo que acaba, independentemente de nosso desejo. E há também eventos que devem acontecer para que possamos nos desenvolver e circular pelo espaço. Há dias nos quais estamos mais ou menos dispostos para realizar determinada atividade, mas tudo isso faz parte de nossa existência.Apresentando estes fatos a criança, a mesma passa a compreender que há um início, um meio e um fim de toda atividade; apreende também que, após o fim de uma atividade, outra será iniciada, em outro contexto, com outro objetivo e, algumas vezes, com outras pessoas envolvidas.Considerando o ensino de uma língua estrangeira, a rotina é fundamental para inscrever a presença do professor como aquele que irá se comunicar em um novo idioma com a criança, passando um período com ela com um objetivo muito específico: promover a aprendizagem de um idioma.Assim, inscrevendo nossa presença e nossa função, nós, professores, mostramos à criança que ela pode se comunicar em outro idioma de modo espontâneo e prazeroso. E, com isso, não só conosco ela será capaz de se comunicar na língua, como com qualquer pessoa a sua volta. A repetição, nesta mesma via da rotina, também é essencial para inscrever não apenas aspectos de rotina, como também para transmitir o idioma em foco e promover o ensino e a aprendizagem do mesmo. Repetir permite elaborar e enriquecer o idioma. A partir do conhecido, o sujeito enriquece seu vocabulário, introduz com mais facilidade novas palavras e expressões e se permite brincar e explorar mais o idioma praticado. Portanto, é fundamental considerar rotina e repetição no dia a dia da criança! A partir do que se repete, novas possibilidades são construídas e colocadas em prática de modo prazeroso e produtivo! dela.








Comentários